Style

Relógio: Duvidas na hora de adquirir? Vem com a gente.


Relógio: Muitos leitores escrevem para fazer basicamente a mesma pergunta, a saber: estou pensando em comprar um relógio caro e estou tentando decidir entre vários.

Qual vale a pena? Uma das coisas mais elegantes a se fazer hoje em dia, se você estiver interessado em relógios, é reclamar dos preços e discutir estratégias para evitar o tão temido preço de varejo sugerido pelo fabricante. Existem várias razões para isso, mas em grande parte, é claro, tem a ver com o fato de que os preços dos novos relógios da Suíça vêm subindo continuamente por anos, e violentamente subindo pelo menos nos últimos dez anos.

Relógio masculino: Conheça os melhores modelos, cores e marcas

Colecionar relógios antigos já foi um pequeno hobby, onde se podia satisfazer seus gostos específicos, mas os preços dos relógios antigos subiram ainda mais vertiginosamente do que os dos novos. A questão na mente de todos é a velha: vale a pena? Em geral, até doze a quinze anos atrás, a resposta era “não”, pelo menos quando se tratava de relógios mecânicos de luxo. Os preços dobraram e triplicaram para muitas marcas e modelos e há várias razões para isso, mas a resposta permanece, para relógios vintage e modernos, “não”. Vamos ver o porquê.

Os relógios modernos valem o preço que está sendo pedido? Certamente são do ponto de vista da marca. As marcas se apressaram em tirar proveito do mercado de relógios de luxo à medida que ele crescia e não só parecia por algum tempo que o mercado poderia absorver um número arbitrariamente alto de novos relógios, mas também poderia absorver um número arbitrariamente alto de preços aumenta.

Muito disso foi impulsionado por dinheiro novo na China, mas esse mercado atingiu um ponto de saturação e, além disso, tem havido uma repressão aos presentes de luxo em geral e aos presentes de relógios de luxo em particular. O ponto-chave, no entanto, é que os preços subiram tanto não porque os relógios sejam melhores ou com mais artesanato; eles aumentaram amplamente em resposta às forças do mercado externo e, agora que a maré baixou, o navio está alto e seco (por assim dizer).

As marcas não podem reduzir preços sem enfurecer os clientes que pagaram preços exagerados e, ainda assim, não podem continuar cobrando preços insustentáveis. Se você olhar para os preços pagos em leilão por relógios colecionáveis, a resposta “não” à pergunta “vale a pena” torna-se ainda mais enfática. Para ver por que basta olhar para o Paul Newman Daytona, pelo qual somas de seis a sete dígitos são pagas por modelos mais raros.

Macho Moda - Blog de Moda Masculina: Relógio Dourado, Dicas para Usar e  Onde Encontrar!

Estes são relógios com pouca recomendação horológica e que têm um certo apelo para um indivíduo com certos gostos, mas que foram e são produzidos em massa, com pouca arte envolvida e que são em todos os sentidos decididamente mundanos. No entanto, grandes somas são pagas por eles, simplesmente porque aqueles que pagam ouviram que eles estão na moda e é mais fácil para os novos ricos entenderem como pagar muito por um Rolex do que desenvolver conhecimento e gosto reais pela relojoaria.

Os mostradores nos quais grande parte do valor de Daytonas se baseia irão se despedaçar lentamente; talvez o próximo estágio na evolução da coleção de relógios envolva uma tolerância para uma restauração cuidadosa, em vez de uma insistência na originalidade que os relógios nunca foram feitos para preservar. Quanto aos novos relógios, se a indústria não pode baixar os preços, talvez eles possam pelo menos fazer um trabalho melhor de oferecer valor real aos proprietários, melhorando o serviço pós-venda e fazendo mais para garantir que se alguém comprar um relógio no varejo completo, ele não se torne uma decisão da qual o comprador se arrepende, quanto mais descobrem sobre o relógio.

Sim, é verdade que com os relógios, a resposta a “vale a pena” é sempre “não”, mas estamos num momento estranho e crítico na história da relojoaria onde (com algumas exceções; a Seiko é uma, nos novos relógios; colecionar relógios de bolso ingleses de alto grau do século 19 é outra), é mais verdade do que nunca que você não recebe o que pagou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo